Uma nova pesquisa do Datafolha, realizada nos dias 29 e 30 de julho de 2025, revela que a opinião pública brasileira está dividida em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alvo de medidas restritivas desde 18 de julho. De acordo com o levantamento, 48% dos entrevistados defendem a prisão de Bolsonaro por sua suposta participação na tentativa de golpe após as eleições de 2022, enquanto 46% são contra a prisão e 6% não souberam opinar.
A pesquisa também aponta que a maioria dos entrevistados, 51%, acredita que Bolsonaro não será condenado, em contraste com 40% que acham que ele será preso. Esses números mostram uma leve mudança em relação à pesquisa anterior de abril, quando 52% eram favoráveis à prisão e 42% se posicionavam contra. A expectativa sobre o desfecho do julgamento permanece estável, com uma ligeira oscilação nas opiniões.
O apoio à prisão é mais forte entre pessoas com renda de até dois salários mínimos, moradores do Nordeste e eleitores do PT. Por outro lado, a rejeição à condenação é mais comum entre evangélicos, moradores da região Sul e eleitores bolsonaristas. Bolsonaro será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de ter articulado uma tentativa de permanecer no poder após a derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-presidente nega todas as acusações.