Neste domingo (3), a ponte Rio-Niterói, tradicional via de ligação entre as duas cidades fluminenses, será palco do Desafio da Ponte, um evento esportivo que reunirá cerca de 5 mil corredores. A prova de 21 quilômetros terá início às 6h30, partindo do Caminho Niemeyer em Niterói e terminando na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, com previsão de término às 9h30.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, 52% dos participantes são cariocas, 17% são de Niterói e 31% são turistas. O evento, que retorna após 12 anos de suspensão, agora integra o Calendário Oficial de Eventos do Rio de Janeiro e é considerado um impulso para o turismo local, movimentando hotéis, comércio e serviços nas duas cidades.
A realização do Desafio da Ponte também está alinhada com a candidatura conjunta de Rio e Niterói para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. A escolha da sede será anunciada no dia 10 de outubro, no Chile. Para garantir a segurança dos competidores e minimizar os impactos no trânsito, um esquema especial de interdições será implementado nas duas cidades, com monitoramento em tempo real.
Em Niterói, as interdições começam às 21h deste sábado (2) e vão até às 10h de domingo, enquanto no Rio de Janeiro, o esquema será das 0h às 12h de domingo. Agentes de trânsito e guardas municipais estarão mobilizados para assegurar a fluidez do tráfego e orientar motoristas e pedestres durante o evento.