A mineradora chilena Codelco anunciou neste domingo (3) a confirmação de mais duas mortes de trabalhadores em sua mina El Teniente, elevando para quatro o total de fatalidades decorrentes de um desabamento ocorrido na última quinta-feira. O incidente foi provocado por um tremor de magnitude 5 que atingiu a nova unidade Andesita, localizada em Machalí, no Chile.
O desabamento ocorreu na tarde de quinta-feira, resultando na morte imediata de um operário, enquanto cinco outros trabalhadores ficaram desaparecidos. Até o momento, três corpos foram recuperados, e duas pessoas ainda permanecem não localizadas. Além das fatalidades, outras nove pessoas que estavam na mina sofreram ferimentos.
Equipes de resgate continuam os esforços para acessar a área afetada, tendo já desobstruído 24 metros de passagens bloqueadas. A mina El Teniente, considerada a maior mina subterrânea de cobre do mundo, é um importante ativo da indústria chilena, que lidera a produção global do metal, essencial para diversas aplicações, incluindo fiação elétrica e geração de energia renovável.