A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizará, nesta terça-feira (5), um seminário para o lançamento do Manifesto das Cooperativas da Agricultura Familiar, visando a participação dessas entidades na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). O evento, solicitado pelo deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), ocorrerá às 10 horas no plenário 3 da Câmara.
O seminário tem como objetivo principal assegurar que as cooperativas da agricultura familiar sejam ouvidas nas discussões e decisões da COP 30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA). Monteiro ressalta a importância dessas cooperativas não apenas como produtoras de alimentos, mas também como agentes de transformação social e ambiental.
"No Brasil, a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos, garantindo a soberania alimentar e promovendo o desenvolvimento sustentável", afirmou o deputado. Ele também destacou que a justiça climática está intrinsicamente ligada à justiça rural e à organização da agricultura familiar, enfatizando a necessidade de uma transição energética justa que envolva a cooperação no campo.