O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgou, na última sexta-feira (1º de agosto de 2025), em sua conta no X, um 'placar atualizado' sobre o apoio ao impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A informação foi obtida através do site votossenadores.com.br, que aponta 34 senadores a favor da destituição, 19 contrários e 28 ainda indefinidos.
Para que o impeachment de um ministro do STF prossiga, é necessário o apoio de 54 senadores, o que equivale a dois terços do plenário. O presidente do Senado é o responsável por decidir se o pedido será analisado. Entre os senadores favoráveis ao impeachment, 15 pertencem a partidos que fazem parte da base governista do presidente Lula.
A situação se agrava após sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos a Moraes, o que levou o presidente a contatá-lo e a convidar os ministros do STF para um jantar. Lula também planeja um pronunciamento em resposta às medidas adotadas pelos norte-americanos, que devem incluir críticas à decisão.