A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apresentará um laudo psiquiátrico de quase 90 páginas em audiência na Itália, marcada para a próxima quarta-feira, 27 de agosto. Zambelli está presa desde 29 de julho, após ficar foragida da Justiça brasileira por quase um mês, e a defesa argumenta que sua saúde mental e física está comprometida.
O laudo foi elaborado por uma perícia contratada pela própria parlamentar e inclui avaliações sobre sua condição de saúde, como fibromialgia e sintomas graves de depressão. A defesa busca convencer as autoridades italianas a converter a pena de Zambelli em prisão domiciliar, alegando que ela não pode permanecer presa devido ao agravamento de suas condições médicas.
Além da versão em português do parecer médico, a defesa também providencia uma tradução juramentada para o italiano. A Justiça italiana determinou uma perícia médica oficial, que será apresentada na mesma audiência, enquanto Zambelli permanece detida no Instituto Penitenciário de Rebibbia, em Roma, sem acesso a algumas medicações necessárias.