Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pelo jornal 'Folha de S.Paulo' neste sábado (2) revela que 71% dos eleitores acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será candidato à reeleição em 2026. No entanto, 54% dos entrevistados afirmam que ele deveria abrir mão da disputa. A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho com 2.004 pessoas em 130 municípios, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Os dados mostram um aumento na percepção de candidatura de Lula, que passou de 62% em abril para 71% em julho. Por outro lado, a porcentagem de eleitores que não acreditam em sua candidatura caiu de 34% para 23% no mesmo período. Apesar desse crescimento na expectativa de reeleição, a maioria ainda prefere que Lula não dispute, embora essa taxa tenha diminuído em relação aos 57% registrados em junho.
Caso Lula decida não concorrer, os nomes de Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) surgem como os mais cotados para receber seu apoio, com Haddad liderando com 29%, embora tenha caído em relação aos 37% de junho. Alckmin, por sua vez, subiu de 18% para 26% no mesmo intervalo. Além disso, 30% dos eleitores afirmam que Jair Bolsonaro (PL) deveria ser candidato, apesar de sua inelegibilidade até 2030, com 67% defendendo que ele passe o bastão a outro nome de seu campo político.