Uma pesquisa do Datafolha, divulgada no último sábado (2), revela que 71% dos eleitores acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve concorrer à reeleição em 2026. Apesar desse apoio, 54% dos entrevistados consideram que Lula deveria desistir do pleito, enquanto 44% são favoráveis à sua candidatura. O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 eleitores em 130 municípios brasileiros.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) surge como a principal alternativa a Lula, com 26% das citações, um aumento em relação aos 18% registrados no início de junho. Por outro lado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve suas menções reduzidas de 37% em junho para 29% na pesquisa atual. O apoio à candidatura de Lula cresceu gradualmente, passando de 62% em abril para 66% em junho e, finalmente, para 71% agora.
A pesquisa também abordou a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 67% dos eleitores afirmando que ele deveria desistir de sua candidatura, número que se mantém estável desde abril. Apenas 30% acreditam que ele deve seguir em frente com a disputa. Entre os possíveis substitutos de Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) lidera com 23% das menções, seguida pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 21%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, refletindo a opinião de uma amostra representativa da população brasileira.