Um levantamento do Datafolha, divulgado neste sábado (2), revela que 71% dos brasileiros consideram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato certo à reeleição. No entanto, 54% dos entrevistados acreditam que Lula deveria desistir da corrida eleitoral. A pesquisa também mostra que a rejeição à candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é significativa, com 67% dos respondentes afirmando que ele deveria apoiar outro candidato em vez de concorrer em 2026.
O estudo indica uma mudança nas preferências eleitorais desde abril, quando o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tinha 18% das intenções de voto e agora aparece com 26%. Em contrapartida, o ministro da Economia, Fernando Haddad (PT), viu sua popularidade cair de 37% para 29%. A percepção de que Lula será candidato aumentou de 62% em abril para 71% em julho, embora a maioria dos eleitores, 54%, ainda prefira que ele não se candidate.
O desempenho do governo Lula III foi impulsionado por tensões comerciais com os Estados Unidos, onde o presidente Donald Trump impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Essa situação contrasta com o início do ano, quando as avaliações negativas predominavam. Além disso, quando questionados sobre quem Lula deveria apoiar caso não se candidate, Haddad perdeu apoio, enquanto Alckmin ganhou.
Com relação a Bolsonaro, que é inelegível até 2030, 67% dos entrevistados acreditam que ele deveria desistir da candidatura. Entre os nomes que poderiam ser apoiados por ele, Michelle Bolsonaro lidera com 23% das preferências, seguida pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 21%.