Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revela que 61% dos brasileiros entrevistados afirmam que não votariam de forma alguma em candidatos que prometessem anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. A pesquisa foi conduzida nos dias 29 e 30 de julho, abrangendo 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios do país.
De acordo com os dados, apenas 19% dos entrevistados declararam que votariam com certeza em candidatos que prometessem livrar Bolsonaro de possíveis condenações, enquanto 14% indicaram que poderiam considerar essa opção. Os 6% restantes afirmaram não saber se apoiariam um candidato com tal compromisso.
A pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e reflete a opinião da população em um momento de intensa polarização política no Brasil. Os resultados indicam um forte sentimento contra a anistia a figuras políticas envolvidas em atos de violência e desrespeito às instituições democráticas.