Uma pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (1º), revela que 55% dos brasileiros aprovam a imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de julho e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos.
O estudo mostra que 44% dos entrevistados concordam totalmente com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 11% concordam em parte. Por outro lado, 41% se opõem à medida, sendo que 32% discordam totalmente. Além disso, 55% acreditam que Bolsonaro tinha a intenção de deixar o país antes de ser julgado, enquanto 36% afirmam que ele não tinha essa intenção.
Bolsonaro é réu no STF por sua suposta tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022. Na última semana, o ex-presidente foi visto exibindo a tornozeleira eletrônica durante um encontro com deputados aliados na Câmara, o que gerou repercussão nas redes sociais e na mídia nacional.