Um levantamento do instituto Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (1), revela que 55% dos brasileiros apoiam a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de impor medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo a utilização de tornozeleira eletrônica. A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 entrevistados em diversas regiões do país, e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Além do apoio às medidas cautelares, o mesmo percentual de entrevistados acredita que Bolsonaro pretendia deixar o Brasil antes de ser julgado por sua participação na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, processo no qual é réu no STF. Entre os entrevistados, 44% concordam totalmente com a decisão de Moraes, enquanto 11% concordam em parte, e 9% discordam parcialmente.
A pesquisa também revelou que 32% dos entrevistados rejeitam completamente o uso da tornozeleira eletrônica, e 3% não souberam opinar sobre o assunto. Quando questionados sobre a intenção de Bolsonaro de deixar o país, 55% afirmaram acreditar que ele tinha esse plano, enquanto 36% discordaram e 10% não souberam responder.