Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (1º) revela que 47% dos brasileiros aprovam a revogação do visto americano do ministro Alexandre de Moraes e de outros integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), uma medida imposta pelo governo de Donald Trump. O levantamento, realizado entre os dias 29 e 30 de julho, ouviu 2.004 pessoas e apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais. Enquanto 42% dos entrevistados desaprovam a ação, 33% concordam totalmente e 14% concordam em parte com a revogação.
Além disso, a pesquisa indica que 55% dos brasileiros apoiam as restrições impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que incluem o uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas de controle, determinadas por Moraes. Bolsonaro é réu no STF por sua suposta tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022.
Em resposta às sanções, Moraes afirmou que o STF não se deixará intimidar e continuará com suas atividades normais, ignorando as punições aplicadas pelo governo dos EUA. Durante a cerimônia de abertura do semestre do Judiciário, o ministro enfatizou que a Corte seguirá cumprindo sua missão constitucional, especialmente em relação aos processos sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro. Esta é a primeira declaração pública de Moraes após ser incluído na lista de sancionados pela Lei Magnitsky, que visa punir estrangeiros por violações de direitos humanos.