Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta terça-feira, 5, revela que 35% dos brasileiros avaliam a atuação do Congresso Nacional como ruim ou péssima. O levantamento, que entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 29 e 30 de julho, também mostra que 41% consideram o trabalho dos parlamentares regular, enquanto apenas 18% o classificam como ótimo ou bom. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com uma confiabilidade de 95%.
A insatisfação com o Legislativo é acompanhada pela percepção de que os congressistas priorizam seus próprios interesses. De acordo com a pesquisa, 78% dos entrevistados acreditam que os parlamentares colocam suas necessidades à frente das demandas da população, enquanto apenas 18% afirmam que o povo é a prioridade no Congresso.
Comparando com a pesquisa anterior, realizada em março do ano passado, a desaprovação ao Congresso aumentou significativamente. Na ocasião, 23% consideravam a atuação do Legislativo ruim ou péssima, e 22% a avaliavam como ótima ou boa. O aumento da reprovação coincide com recentes conflitos entre o Congresso e o Executivo, incluindo a derrubada de propostas de interesse do presidente Lula (PT).
A pesquisa também revelou divisões entre os eleitores: 28% dos petistas consideram o Congresso ruim, enquanto 26% o avaliam como bom ou ótimo. Entre os apoiadores de Bolsonaro, 38% reprovam a atuação dos parlamentares, e apenas 14% a consideram positiva. A pesquisa reflete um cenário de crescente descontentamento com a representação política no país.