O ex-deputado federal Daniel Silveira, do PTB do Rio de Janeiro, iniciou nesta quarta-feira (6) o uso de tornozeleira eletrônica para realizar sessões de fisioterapia. A autorização para a saída temporária foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo que Silveira se deslocasse da Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé, para a Clínica Espaço Cuidar Fisioterapia, em Petrópolis, por um período de 30 dias.
A decisão foi tomada após a apresentação de laudos médicos que indicam a necessidade de tratamento intensivo após uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito do ex-parlamentar. A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) confirmou a informação ao STF, ressaltando a importância do acompanhamento especializado para evitar complicações como artrofibrose e trombose venosa.
Silveira, condenado em 2022 a 8 anos e 9 meses de prisão por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do STF, havia sido autorizado a cumprir pena em liberdade, mas teve a medida revogada após descumprir regras da condicional. O ex-deputado agora busca retomar sua recuperação com a supervisão médica necessária.