Daniel Izaias de Carvalho foi nomeado como o novo secretário de Economia do Distrito Federal, após a exoneração de Ney Ferraz, ocorrida na última sexta-feira (1º). A informação foi divulgada pelo Governo do Distrito Federal, embora a nomeação ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial do DF.
Izaias de Carvalho, que até então ocupava a presidência do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas), possui formação em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, além de um MBA em Finanças e especializações em Gestão Pública e Estatística. Com mais de dez anos de experiência no governo, ele já atuou em diversos cargos na Secretaria de Economia.
A exoneração de Ney Ferraz foi confirmada pelo próprio político em uma nota oficial, na qual ele expressou que a decisão foi tomada por um "profundo senso de responsabilidade". Ferraz enfrenta uma condenação de 9 anos e 9 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, decisão que ainda será objeto de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele nega as acusações e se diz alvo de injustiças.
A mudança na Secretaria de Economia ocorre em um momento delicado, em que o governo busca manter a estabilidade das políticas públicas diante das circunstâncias que envolvem a saída de Ferraz.