A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou nesta quarta-feira, 27, que foi diagnosticada com câncer de mama em julho e já passou por cirurgia. Em uma reunião de instalação de uma subcomissão temporária no Senado, voltada para debater propostas sobre a prevenção e o tratamento da doença, Damares se apresentou como a integrante “mais legítima” do colegiado e falou publicamente sobre sua condição de saúde pela primeira vez. “Há um mês eu fui diagnosticada com câncer. Em 18 dias, eu consegui fazer todos os exames e a cirurgia. Com cinco dias, eu estava aqui no Senado trabalhando, com um pouquinho de dor, mas com todos os cuidados”, afirmou a senadora.
Damares Alves revelou que iniciará sessões de radioterapia na próxima segunda-feira, 1º, e expressou seu desejo de usar sua experiência pessoal para enriquecer as discussões na subcomissão recém-criada. “Quero que todas as mulheres no Brasil tenham acesso à saúde como eu tive”, disse. A presidente da subcomissão, senadora Dra. Eudócia (PL-AL), elogiou a coragem de Damares ao enfrentar a doença e destacou a importância do diagnóstico precoce. Outros senadores também manifestaram apoio à colega durante a reunião.
Após o anúncio, Damares publicou uma nota em suas redes sociais agradecendo o apoio recebido de familiares, médicos e colegas do Senado. “Agradeço as manifestações de carinho, as orações e digo a vocês que vou continuar firme na luta por todos os brasileiros, especialmente pelas crianças”, escreveu no X (antigo Twitter). O caso ressalta a relevância da saúde pública e o papel das políticas voltadas para o atendimento às mulheres no Brasil.