A seleção feminina de vôlei de Cuba anunciou, nesta sexta-feira, a contratação do técnico brasileiro Luizomar de Moura, que atualmente comanda o time do Osasco. O objetivo da Federação Cubana de Voleibol (FCV) é recuperar o desempenho da equipe no ciclo olímpico até os Jogos de Los Angeles, em 2028. Luizomar, que já possui um currículo recheado de conquistas, será o primeiro estrangeiro a liderar a seleção feminina cubana.
A FCV expressou confiança nas habilidades de Luizomar, destacando suas vitórias em campeonatos mundiais e sua experiência no desenvolvimento de atletas. O técnico pernambucano de 59 anos também irá conciliar sua função com o clube paulista, assim como fez anteriormente com as seleções do Peru e Quênia. Essa parceria faz parte de um programa da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para o crescimento da modalidade globalmente.
Luizomar reconheceu o desafio de assumir o cargo que foi ocupado pelo renomado Eugenio George, responsável por levar a seleção cubana a três medalhas de ouro olímpicas. O técnico já está em contato com a equipe, tendo viajado ao México para acompanhar a seleção no Campeonato Pan-Americano. Seu primeiro grande desafio será o Campeonato Mundial, que ocorrerá na Tailândia entre 22 de agosto e 7 de setembro. Para isso, ele planeja trazer a seleção para o Brasil para treinamentos na estrutura do Osasco.