Deputados federais do PT protocolaram nesta quarta-feira (20) um requerimento para convocar o ex-presidente Jair Bolsonaro a depor na CPI do INSS, que investiga fraudes em benefícios previdenciários. O pedido foi fundamentado em declarações do senador Izalci Lucas, que, durante um debate na CNN Brasil, afirmou ter alertado Bolsonaro sobre irregularidades em descontos aplicados a benefícios durante a transição de governo em 2018.
Os parlamentares, entre eles Rogério Correia (PT-MG), Alencar Santana (PT-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Orlando Silva (PCdoB-SP), argumentam que, apesar do alerta, Bolsonaro não tomou medidas para corrigir as irregularidades durante seu mandato. A investigação e o processo de devolução de valores a aposentados e pensionistas, segundo os deputados, só tiveram início no governo atual.
A convocação de Bolsonaro ainda precisa ser analisada pelos membros da CPI, que está apurando as suspeitas de fraudes em contratos com aposentados e pensionistas. O desdobramento dessa convocação pode ter implicações significativas para a responsabilização de ex-gestores e para a transparência nas políticas previdenciárias do país.