A Prefeitura de Coronel Fabriciano ampliou a vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos, com doses disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Essa iniciativa é crucial para conter o avanço do câncer do colo do útero, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. Até então, a vacina era destinada apenas a menores de 9 a 14 anos, e a ampliação busca aumentar a cobertura vacinal entre os jovens até dezembro.
A vacinação é uma oportunidade para resgatar adolescentes que ainda não se vacinaram, uma vez que a prevenção é fundamental para combater doenças graves associadas ao HPV. Segundo a Coordenadora de Imunização, Vislene Oliveira, o imunizante está disponível em todas as salas de vacina nas unidades básicas de saúde. O HPV é responsável por 99,7% dos casos de câncer do colo do útero e, segundo o INCA, a doença é o terceiro tipo mais incidente entre mulheres no Brasil.
Além disso, um estudo da Fundação Nacional do Câncer revelou que a desinformação ainda é um grande obstáculo à vacinação. Enquanto países como Austrália e Reino Unido avançam na eliminação do câncer do colo do útero como problema de saúde pública, o Brasil enfrenta desafios significativos na ampliação da cobertura vacinal. A campanha destaca a importância da informação correta sobre a vacina e seu papel na proteção da saúde pública.