A consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda (IR) está disponível nesta sexta-feira, 22 de agosto, a partir das 10h. O pagamento aos contribuintes será realizado no dia 29 de agosto, com a Receita Federal prevendo mais de 1,8 milhão de restituições, totalizando R$ 2.917.617.001,41. A devolução ocorre quando o valor recolhido ao longo do ano é superior ao necessário.
Os contribuintes podem acessar a consulta pelo site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, onde devem informar o CPF e a data de nascimento. A ordem de restituição prioriza grupos como idosos e pessoas com deficiência, e aqueles que não forem contemplados terão nova chance no dia 30 de setembro, com o pagamento do 5º lote.
Caso não recebam a restituição, os contribuintes devem consultar sua situação no extrato da declaração no e-CAC. As principais razões para não recebimento incluem estar na malha fina ou informações bancárias incorretas. É fundamental que os contribuintes verifiquem essas pendências para garantir o recebimento dos valores devidos.