O Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul de São Paulo, receberá uma nova sala de embarque remoto, que permitirá o transporte de passageiros de ônibus até as aeronaves. A nova estrutura, que ocupará um espaço de 3.300 m², é uma ampliação da sala original de 1.400 m² e faz parte do projeto de reformulação da concessionária Aena, que investirá R$ 2,4 bilhões até junho de 2028, com concessão até 2053.
A Aena planeja aumentar o fluxo de passageiros de 23,1 milhões, registrados em 2024, para 29 milhões por ano. O aeroporto tem capacidade para realizar até 44 operações de pousos e decolagens por hora, e esse número deve ser ampliado com as novas instalações. A sala de embarque remoto será uma solução provisória até a construção da sala definitiva, que será instalada em um hangar tombado anteriormente pertencente à Varig.
As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, destacando a importância da modernização das instalações para atender ao crescente número de viajantes que utilizam o aeroporto.