O Aeroporto de Congonhas, localizado em São Paulo, inaugurará uma nova sala de embarque remoto na quarta-feira, 6 de agosto de 2025. A nova estrutura, que terá aproximadamente 3.000 m², mais do que o dobro da sala atual de 1.400 m², visa melhorar a experiência dos passageiros que utilizam ônibus para se deslocar até as aeronaves.
Apesar de manter o mesmo número de portões, que é 10, a nova sala proporcionará mais espaço entre eles e uma maior oferta de opções de alimentação. Essa reforma faz parte de um investimento total de R$ 2,4 bilhões, anunciado no final de 2024, para a reestruturação do aeroporto sob a administração da Aena, empresa espanhola que assumiu a gestão em 2023.
As obras de remodelação do aeroporto incluem a construção de um novo terminal de embarque e desembarque com 100.000 m² e uma área comercial de 20.000 m². A Aena também informou que o aeroporto terá capacidade para receber aeronaves de maior porte. A nova sala de embarque remoto, embora ampliada, será uma solução provisória até a conclusão das obras, prevista para 2028, quando a sala definitiva será instalada em um hangar histórico que pertenceu à extinta Varig, atualmente utilizado pela Gol.