Na manhã desta quinta-feira (7), um tumulto ocorreu no Centro Histórico de Manaus durante um mutirão promovido pela Prefeitura, que visa reordenar o espaço urbano. Ambulantes da região protestaram contra a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), alegando apreensões irregulares de mercadorias, agressões físicas e detenções. O programa 'Mutirão no Bairro' busca remover estruturas irregulares e recolher alimentos impróprios para consumo, com foco na segurança alimentar e mobilidade urbana.
Durante o protesto, manifestantes bloquearam vias com lixo e atearam fogo em alguns pontos, especialmente na área conhecida como 'Terminal da Matriz'. A ambulante Shirley Alves denunciou que teve seus produtos confiscados e que seu filho foi detido durante a operação. "Levaram todas as minhas coisas. Vou ficar sem trabalhar e eu tenho os meus filhos pra dar de comer", afirmou.
Outra ambulante, Astri, de 50 anos, também relatou agressões e a detenção de familiares. "Meu sobrinho tá preso. Eles me bateram aqui. Fui algemada, eu e outro rapaz", contou. A Prefeitura, por sua vez, informou que as ações de reordenamento se concentraram em áreas com acúmulo de resíduos e ocupação desordenada, além de realizar abordagens educativas para orientar sobre a regularização do comércio.
O mutirão mobilizou mais de 200 voluntários e tem como objetivo não apenas a limpeza, mas também a conscientização sobre o uso responsável do espaço público, conforme declarado pelas autoridades locais.