Com a COP30 se aproximando, marcada para novembro em Belém (PA), as companhias aéreas brasileiras estão se mobilizando para atender à demanda crescente. O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou que a oferta de assentos aumentará em mais de 25%, totalizando mais de 245 mil lugares disponíveis. Os voos internacionais também serão ampliados, passando de 22 para 31, um crescimento de 44%.
A Gol Linhas Aéreas lidera esse aumento, prevendo operar 600 voos, o que representa um incremento de 230% em relação ao mesmo período do ano anterior. A companhia disponibilizará 56.730 assentos e introduzirá novas rotas, incluindo ligações diretas entre Belém e Fortaleza, além de Belém e Salvador, além de um voo internacional para Miami.
A Latam Airlines planeja um aumento de 48% na oferta de voos em comparação a novembro de 2024, com a adição de um voo direto de Bogotá, realizado três vezes por semana. A frequência das rotas entre Belém e Guarulhos e Brasília também será ampliada. A Avianca, por sua vez, lançará uma nova rota entre Belém e Bogotá, com três voos semanais a partir de 27 de outubro. A Azul programou 646 voos entre 9 e 22 de novembro, oferecendo 103,6 mil assentos. A TAP Air Portugal também se prepara para a demanda, com seis voos semanais de Belém para Lisboa, podendo aumentar a capacidade conforme a procura.