A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal se reunirá na próxima quarta-feira, 6 de setembro, às 10h30, para discutir os relatórios sobre a indicação de diretores para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os documentos, que contêm o histórico profissional dos candidatos indicados pelo Poder Executivo, devem passar por uma vista coletiva, permitindo que os senadores analisem os nomes antes das sabatinas, previstas para a semana seguinte.
Para o cargo de diretor-presidente da ANS, o indicado é Wadih Nemer Damous Filho, atual secretário nacional do Consumidor. Caso seja aprovado, Damous terá um mandato até 2029. O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ainda não divulgou seu relatório, que será apresentado na reunião. Os relatórios de indicação incluem informações sobre a carreira dos candidatos e possíveis impedimentos legais, podendo solicitar mais dados, inclusive por meio de audiências públicas.
No que diz respeito à Anvisa, os senadores avaliarão candidatos para três dos cinco cargos de diretoria. O ex-secretário-adjunto de ciência e tecnologia do Ministério da Saúde, Leandro Pinheiro Safatle, é o indicado para o cargo de diretor-presidente. Daniela Marreco Cerqueira, atual secretária executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, e Thiago Lopes Cardoso Campos, coordenador jurídico da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, também foram indicados para as diretorias. A Anvisa é responsável por regular e fiscalizar produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, como medicamentos e alimentos.