A Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciou a contratação do escritório de lobby Ballard Partners, liderado pelo advogado Brian Ballard, que é próximo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida visa reverter as tarifas adicionais impostas sobre produtos brasileiros, que chegam a 40%. A CNI já havia mencionado a necessidade de apoio jurídico para lidar com as sobretaxas e planeja levar mais de 15 associações e empresas a Washington nos dias 3 e 4 de setembro para discutir a inclusão de mais itens na lista de exceções às tarifas.
Brian Ballard, que participou da campanha presidencial de Trump em 2016, agora lidera os esforços da CNI para contestar as tarifas. O conselheiro de Trump, Peter Navarro, criticou publicamente uma proposta de lobby feita à CNI e exigiu a libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar. A proposta da empresa Brownstein Hyatt, que também foi mencionada, sugere estratégias para a CNI lidar com as tarifas norte-americanas e cobra US$ 50.000 mensais por seus serviços.
A contratação do Ballard Partners representa um esforço significativo da CNI para mitigar os impactos econômicos das tarifas sobre a indústria brasileira. Com a viagem programada a Washington, a confederação busca fortalecer sua posição e garantir que mais produtos brasileiros sejam isentos das sobretaxas. A situação destaca as complexidades das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos sob a administração de Trump e as implicações para o comércio internacional.