A presidente do México, Claudia Sheinbaum, desmentiu, nesta terça-feira (19), a existência de um acordo com a agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA) para um projeto conjunto contra o narcotráfico. Em coletiva matutina, Sheinbaum afirmou que a única colaboração acertada foi um treinamento de policiais mexicanos no Texas, enquanto um acordo na área de segurança com o Departamento de Estado dos EUA está em fase de conclusão.
A declaração da presidente surgiu após a DEA anunciar que o México participaria do ‘Proyecto Portero’, destinado a desmantelar os ‘guardiões’ dos cartéis que controlam as rotas de contrabando na fronteira. Sheinbaum enfatizou que não validará informações emitidas por instituições do governo dos EUA sem consulta prévia ao governo mexicano e que a Chancelaria buscará esclarecimentos junto à embaixada americana.
Apesar das tensões, Sheinbaum garantiu que a relação entre México e Estados Unidos continua estável, com coordenação e colaboração em segurança. O administrador da DEA, Terrance Cole, destacou a importância do projeto para enfrentar os cartéis responsáveis por mortes nos EUA relacionadas ao fentanil, mas a presidente mexicana reafirmou a necessidade de esclarecer mal-entendidos sobre a cooperação bilateral.