A chuva de meteoros Perseidas, um dos eventos astronômicos mais esperados do ano, poderá ser observada no Brasil, especialmente em regiões próximas ao Trópico de Capricórnio, como Sorocaba e Itapetininga, entre os dias 11 e 13 de agosto. O fenômeno ocorre quando a Terra atravessa o rastro de detritos deixado pelo cometa Swift-Tuttle, conforme explica o professor de física Rodrigo Raffa, do Clube Centauri.
De acordo com Raffa, a chuva de meteoros Perseidas é conhecida por sua duração, que pode se estender por mais de três semanas, devido ao extenso rastro deixado pelo cometa. Embora o fenômeno seja mais intenso no hemisfério norte, é possível avistar alguns meteoros no Brasil, especialmente entre 2h e 6h da madrugada, em locais com pouca poluição luminosa e um horizonte norte livre.
Para uma melhor observação, o professor recomenda escolher um local afastado das luzes urbanas e olhar para o céu sem distrações por pelo menos 20 minutos. Ele sugere usar a constelação do Cruzeiro do Sul como referência para localizar a direção norte, onde os meteoros parecem surgir. Apesar da visibilidade reduzida no hemisfério sul, Raffa destaca que a experiência de observar a chuva de meteoros pode ser mágica e vale a pena ser tentada.