A China anunciou a criação de 1.509 grandes modelos de Inteligência Artificial (IA), o que representa a maior quantidade global, durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial 2025 (WAIC). Este número corresponde a uma parte significativa dos 3.755 modelos desenvolvidos em todo o mundo até o momento, conforme dados da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação (CAICT).
O país possui um sistema industrial de IA abrangente, que inclui infraestrutura fundamental e aplicações específicas. Atualmente, a China abriga mais de 5.100 empresas de IA, respondendo por quase 15% do total global, além de contar com 71 unicórnios do setor, que representam cerca de 26% dos 271 existentes no mundo.
Yu Xiaohui, presidente da CAICT, destacou que a rápida evolução dos grandes modelos de IA e a introdução de novas tecnologias indicam um potencial significativo para o avanço em direção à Inteligência Artificial Geral. Ele enfatizou que um ambiente de desenvolvimento favorável está se consolidando na China, com o crescimento de empresas líderes e startups inovadoras.
A indústria de IA na China está em rápida expansão, impulsionada por inovações constantes e novos modelos de negócios. Com mais de 300 empresas listadas em bolsas de valores, a receita gerada por elas representa cerca de 70% do total da indústria de IA no país, tornando-se um motor crucial para o crescimento econômico e social, conforme afirmou Yu.