Na terça-feira, o vice-presidente do Banco do Povo da China (PBoC), Xuan Changneng, se reuniu com uma delegação do Conselho de Administração do Conselho Empresarial EUA-China, a convite do presidente da instituição, Pan Gongsheng. O encontro teve como foco as relações econômicas e comerciais entre os dois países, além das políticas macroeconômicas da China e da abertura do setor financeiro. O comunicado do PBoC foi divulgado nesta sexta-feira.
Durante a reunião, Changneng enfatizou que, conforme declarado pelo presidente Xi Jinping, existem amplos interesses comuns e um vasto espaço para cooperação entre China e Estados Unidos. Ele também destacou a recuperação constante da economia chinesa em 2023, que demonstra forte resiliência em um cenário internacional desafiador, criando oportunidades para investimentos de longo prazo por empresas estrangeiras.
O vice-presidente do PBoC reiterou o compromisso da instituição em promover uma abertura de alto nível no setor financeiro e melhorar o ambiente de negócios para investidores internacionais. Changneng convidou empresas e instituições financeiras americanas a investirem na China e a participarem da construção do mercado financeiro local.
Em resposta, Craig Allen, presidente do Conselho Empresarial EUA-China, e representantes de grandes empresas como Goldman Sachs e PwC, afirmaram que a reunião realizada por Xi Jinping com líderes empresariais internacionais em março deste ano aumentou significativamente a confiança das empresas estrangeiras em operar na China.