A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) recebeu autorização do governo do Estado de Minas Gerais para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) inicie um Request for Information (RFI). Esta etapa preliminar visa identificar consultores técnicos especializados que auxiliarão na elaboração de um laudo de avaliação econômico-financeira da companhia, com o objetivo de amortizar dívidas no âmbito do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
Além da Cemig, o governo de Minas Gerais também autorizou um processo semelhante para a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A iniciativa busca fortalecer a saúde financeira das estatais mineiras, proporcionando um suporte técnico necessário para a reestruturação de suas dívidas.
Em outra frente, a Cemig, por meio de sua subsidiária Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT), juntamente com a Cemig PCH e o Consórcio Queimado, venceu o leilão de créditos do Generation Scaling Factor (GSF) promovido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Com isso, a empresa garantiu a extensão das concessões das usinas hidrelétricas de Queimado e Pai Joaquim por sete anos e da usina de Irapé por três anos, com um desembolso total estimado em cerca de R$ 200 milhões.