Animais morreram em Lavras da Mangabeira, interior do Ceará, após serem vacinados com a Excell 10, imunizante que teve dois lotes suspensos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A informação foi divulgada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) nesta quinta-feira (21). A suspensão ocorreu após relatos de mortes de mais de 100 animais no Piauí, incluindo bovinos, caprinos e ovinos, após a aplicação da vacina.
A vacina Excell 10 é utilizada para prevenir cerca de dez doenças em animais. Diante das mortes, o MAPA determinou a suspensão do uso e comercialização dos lotes 16/2024 e 18/2024. A Adagri realizou uma visita em Lavras da Mangabeira, onde especialistas da Universidade Federal do Cariri (UFCA) constataram que os animais vacinados apresentaram óbitos, embora não tenham sido especificadas as espécies ou a quantidade exata.
A Dechra Brasil, responsável pela produção da vacina, informou que está investigando as reações adversas relatadas, que incluem edema no local da aplicação e febre transitória. A empresa já tomou medidas para interromper as vendas dos lotes afetados e está comprometida em garantir a qualidade e segurança de seus produtos, acompanhando a situação com atenção máxima.