A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças significativas no calendário das competições nacionais para 2025. O Campeonato Brasileiro será encerrado em 7 de dezembro, enquanto a Copa do Brasil, que antes terminaria em novembro, agora se estenderá até 21 de dezembro. Essas alterações têm como objetivo evitar conflitos de datas e garantir que um eventual campeão da Libertadores possa participar da Copa Intercontinental da FIFA, programada para iniciar em 10 de dezembro.
As novas definições incluem o adiantamento de quatro rodadas do Brasileirão, que ocorrerão em outubro e novembro, em datas que anteriormente seriam ocupadas pela Copa do Brasil. Com isso, a última rodada da Série A será realizada duas semanas antes do previsto inicialmente. As semifinais da Copa do Brasil estão agendadas para os dias 10 e 14 de dezembro, enquanto a final será disputada em dois jogos nos dias 17 e 21. A mudança foi possível após a eliminação do Botafogo da Libertadores, que poderia ter gerado conflitos de agenda.
Além de adequar as competições ao cenário internacional, a CBF acredita que essas mudanças proporcionarão maior visibilidade à Copa do Brasil, que passará a encerrar oficialmente o calendário do futebol brasileiro em 2025. Clubes como Flamengo, Palmeiras e São Paulo ainda estão na disputa da Libertadores e podem se tornar representantes sul-americanos na Copa Intercontinental, que terá um formato semelhante ao de 2024, exigindo que o campeão da Libertadores vença três partidas para conquistar o título.