O novo boletim semanal InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (31), revela que o número de casos de vírus sincicial respiratório (VSR) e de Influenza A está em declínio na maioria dos estados brasileiros. No entanto, o documento também aponta um aumento preocupante nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas, especialmente nos estados do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte, além de um crescimento no Rio Grande do Sul.
Apesar da queda geral nos casos de VSR e Influenza A, a pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, alerta que o número de casos de SRAG em crianças e idosos permanece elevado. "É crucial que todos estejam em dia com a vacinação contra a covid-19 e a influenza, pois essa é a principal forma de prevenção contra complicações graves", enfatiza Portella.
O boletim também destaca que, em nível nacional, os casos de SRAG apresentam sinais de queda nas tendências de curto e longo prazo, refletindo a diminuição das hospitalizações relacionadas a essas doenças. No entanto, o Ceará registra um cenário oposto, com aumento nos casos de SRAG.
Atualmente, apenas duas das 27 capitais brasileiras, Campo Grande (MS) e Vitória (ES), estão com níveis de SRAG em alerta. Nos últimos quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 17,4% para Influenza A, 1,5% para Influenza B, 47,7% para VSR, 31% para rinovírus e 4% para Sars-CoV-2 (Covid-19).