A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) está conduzindo uma pesquisa até o dia 30 de agosto para coletar a opinião pública sobre o Sistema de Esgoto Sul da Ilha, especificamente na Fase Rio Tavares. O levantamento é aberto a todos os moradores de Florianópolis, mas as análises se concentrarão nas comunidades dos bairros Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé, Valerim, Sertão da Costeira, José Mendes e Centro, que são diretamente impactadas pelo projeto.
Os participantes podem acessar a pesquisa através de um link ou escaneando um QR Code disponível na divulgação. A pesquisa aborda questões cruciais, incluindo alternativas para o retorno do efluente tratado à natureza, com opções como a Baía Sul, o Rio Tavares e canais de drenagem locais, além de reuso e disposição no solo.
Além de avaliar as preferências da população, o levantamento também visa caracterizar as condições sociais e econômicas das áreas afetadas, considerando aspectos como infraestrutura, serviços urbanos e sistema de transportes. O resultado da pesquisa será fundamental para a finalização e operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Tavares.