A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) iniciou uma força-tarefa em Monte Castelo para identificar e reparar vazamentos de água, com o objetivo de reduzir as perdas no sistema de abastecimento. A ação, que ocorreu na última semana, abrangeu cerca de 70% das ligações do sistema, incluindo a sede da cidade e o Distrito Residência Fuck.
Utilizando hastes de escuta, um dispositivo com sensor acústico, a equipe da Casan conseguiu detectar ruídos indicativos de vazamentos em tubulações subterrâneas. Durante a operação, foram localizados 55 pontos com possíveis vazamentos, sendo 30 em ramais e 25 em cavaletes. As ocorrências identificadas passarão por novas vistorias e reparos nos próximos dias.
A ação contou com a colaboração de profissionais das agências de Monte Castelo, Canoinhas, Bela Vista do Toldo e Timbó Grande. Eduardo Nishida, chefe do Setor de Perdas e Eficiência Operacional Norte/Vale, destacou a importância do trabalho em equipe e o compromisso da Companhia em preservar a água, um recurso essencial para a população.