A Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) e a SCGás (Companhia de Gás de Santa Catarina) assinaram um Termo de Ressarcimento Mútuo nesta segunda-feira, 25, em Santa Catarina. O acordo estabelece regras para aumentar a sinergia entre as empresas em relação às obras subterrâneas que envolvem as redes de água, esgoto e gás natural. Durante operações que requerem a perfuração do solo, pode ocorrer o dano acidental a redes adjacentes, e o ressarcimento mútuo funcionará como um acordo de compensação monetária e de responsabilidades entre as duas companhias.
O gerente de Relações Institucionais da SCGás, engenheiro Juarez Lip, destacou que o maior benefício do acordo vai além do aspecto financeiro, focando na cooperação para mitigar acidentes. A comunicação e a troca de informações entre as empresas são fundamentais para prevenir incidentes. O presidente da CASAN, Edson Moritz, enfatizou a importância de informar as equipes sobre as redes existentes no subsolo para evitar problemas durante escavações.
Esse acordo é uma continuidade da parceria que já existe entre Casan e SCGás há mais de cinco anos. Em 2023, as empresas já haviam firmado um acordo para troca de conhecimento. O diretor de Operação e Expansão da CASAN, Pedro Joel Horstmann, ressaltou que o objetivo é minimizar acidentes durante obras de ampliação e manutenção das redes, além de aperfeiçoar as informações cadastrais para facilitar a execução dos trabalhos.