O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, participou de manifestações em Criciúma e Florianópolis neste domingo, 3 de setembro, como parte de sua possível candidatura ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. O evento atraiu apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, com Santa Catarina sendo um dos principais redutos bolsonaristas do Brasil, onde o ex-presidente obteve 69,27% dos votos válidos no segundo turno de 2022.
Durante o final de semana, Carlos almoçou com aliados na Grande Florianópolis e, no domingo, foi ovacionado pelos presentes em Criciúma, embora não tenha discursado. Ele também posou para fotos com a deputada federal Julia Zanatta, que é cotada para a mesma candidatura e recebeu apoio do ex-presidente para sua campanha.
Após o ato em Criciúma, Carlos seguiu para Florianópolis, onde subiu ao palanque ao lado do prefeito Topázio Neto e do governador Jorginho Mello. Apesar de sua candidatura ainda não ter sido oficialmente confirmada, sua presença nos eventos é vista como um indicativo de sua intenção de concorrer ao Senado, especialmente após declarações em que afirmou estar disposto a se candidatar em um estado onde possa ser mais útil ao projeto político da família.
Entretanto, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) manifestou resistência à ideia de um candidato de fora, afirmando que a política local deve ser representada por pessoas ligadas aos interesses do estado. A expectativa é que Carlos Bolsonaro intensifique suas visitas a Santa Catarina nos próximos meses, à medida que se aproxima o período eleitoral.