A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) continuará detida em Roma, Itália, após uma audiência de custódia realizada na última sexta-feira (1º). A parlamentar, que possui um mandado de prisão internacional emitido pela Interpol, foi capturada pela polícia italiana na terça-feira (19) enquanto se encontrava em um apartamento de uma empresária brasileira na zona oeste da capital italiana.
Zambelli, que é alvo de uma condenação a 10 anos de prisão no Brasil por hackear os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), fugiu para a Itália no início de junho, país onde possui cidadania. A decisão de manter a prisão foi confirmada pela agência de notícias italiana Ansa, e a defesa da deputada já solicitou sua libertação, mas o juiz decidiu pela continuidade da detenção até uma nova audiência.
Atualmente, a deputada está encarcerada na penitenciária de Rebibbia, uma das principais do sistema prisional italiano. O Itamaraty foi contatado para fornecer mais informações sobre o caso, que segue em desenvolvimento.