A partir desta segunda-feira, 25 de agosto, os candidatos que não foram pré-selecionados nas duas primeiras chamadas do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2/2025 podem se inscrever para participar da lista de espera. O prazo para manifestação de interesse termina amanhã, às 23h59, e deve ser feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para o segundo semestre de 2025, o ProUni disponibiliza mais de 211 mil bolsas, sendo aproximadamente 118 mil integrais e 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade em mais de 370 cursos oferecidos por 887 instituições privadas.
Os nomes dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera serão divulgados no dia 29 de agosto. Aqueles que forem selecionados devem comparecer à instituição escolhida entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro para comprovar as informações fornecidas na inscrição, incluindo a entrega de documentos, que pode ser realizada eletronicamente. O Ministério da Educação ressalta que é proibida a cobrança de taxas pelas instituições durante o processo seletivo do ProUni, embora possam optar por um processo próprio de seleção, desde que informem previamente os candidatos.
Em 2025, o ProUni celebra 20 anos e já beneficiou mais de 3,5 milhões de estudantes desde sua criação em 2005. O programa visa oferecer bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda que tenham concluído o ensino médio, preferencialmente em instituições públicas ou em colégios privados na condição de bolsista. Com a alta no número de inscrições para o Enem, que já conta com mais de 4,8 milhões de candidatos, a expectativa é que o interesse pelo ProUni também aumente significativamente.