O Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025, considerado o 'Enem dos concursos públicos', registrou uma queda de 71,87% no número de inscritos no Amapá em comparação ao ano anterior. No total, foram 6.780 inscrições nas cidades de Macapá, Oiapoque e Laranjal do Jari, enquanto em 2024 o número foi de 24.109 candidatos. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão, que também informou que, em todo o Brasil, há 761.528 inscritos para a seleção.
As provas objetivas do CNU estão agendadas para o dia 5 de outubro, enquanto as provas discursivas ocorrerão em 7 de dezembro. A edição deste ano oferece 3.652 vagas para cargos de nível médio, técnico e superior, com salários que variam entre R$ 4 mil e R$ 16 mil. Apesar da queda no número de inscritos, o Amapá ainda conta com uma política de cotas que assegura reservas para candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A nova edição do concurso também implementou uma ação afirmativa para aumentar a participação feminina, que cresceu 60% em relação ao ano passado. Caso o percentual de mulheres aprovadas na primeira fase seja inferior a 50%, haverá uma equiparação para garantir um equilíbrio de gênero na segunda fase. As inscrições para o CNU ocorreram entre 2 e 20 de julho de 2025, com pagamento até 21 de julho.