O primeiro-ministro canadense Mark Carney e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem se reunir nos próximos dias para discutir tarifas comerciais, conforme anunciado por um membro do governo canadense. A conversa ocorre após a falta de um acordo antes do prazo de 1º de agosto, que marcaria o início das novas tarifas impostas pelos EUA.
Dominic LeBlanc, ministro das Finanças do Canadá e responsável pelas relações comerciais com os EUA, afirmou em entrevista à CBS que acredita na possibilidade de um acordo que possa reduzir algumas tarifas e oferecer maior segurança aos investimentos. LeBlanc também mencionou planos de dialogar com o Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick.
Na última sexta-feira, o governo Trump elevou a taxa tarifária sobre algumas importações canadenses de 25% para 35%, embora tenha mantido isenções para mercadorias sob o acordo comercial EUA-México-Canadá. Com essa mudança, a tarifa efetiva dos EUA sobre produtos canadenses deve aumentar ligeiramente, passando de cerca de 5% para entre 6% e 7%.