A partir das 0h desta quarta-feira (20), 12 novos radares de fiscalização eletrônica começam a operar nas rodovias da região de Campinas, conforme anunciou o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP). A medida tem como objetivo reforçar a segurança viária, ampliar a prevenção de acidentes e contribuir para salvar vidas, com equipamentos instalados em trechos estratégicos e devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitido.
Os locais dos novos radares foram definidos com base em critérios técnicos, incluindo índice de acidentalidade, excesso de velocidade e travessia de fauna. Além dos 12 radares na região de Campinas, outros 22 aparelhos serão instalados em todo o estado, como parte do contrato firmado a partir do Edital nº 145/2023, que prevê a implantação total de 649 radares em pontos estratégicos ao longo de mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais.
A implementação desses novos dispositivos é uma resposta à crescente preocupação com a segurança nas estradas e busca reduzir o número de acidentes. Com a instalação dos radares, espera-se que os motoristas respeitem mais os limites de velocidade, contribuindo assim para um trânsito mais seguro na região e em todo o estado de São Paulo.