Proposta pelo vereador Tales de Castro, audiência reuniu autoridades, sociedade civil e movimentos feministas para discutir enfrentamento à violência e fortalecimento da rede de proteção
*Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 28/08/2025.*Por iniciativa do vereador Tales de Castro, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou, na manhã desta quinta-feira, 28, uma audiência pública em alusão ao “Agosto Lilás”, mês nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher. O encontro teve como tema “Construção de Políticas Públicas para Mulheres” e reuniu autoridades, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e movimentos feministas.
A Mesa Diretiva foi composta pelo vereador Tales de Castro, a advogada e palestrante Valentina Jungmann, a delegada adjunta da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Dra. Amanda Alvarenga, representando a titular Bruna Coelho Soares, a secretária nacional da Juventude do PT, Nádia Garcia, a promotora do Ministério Público de Aparecida, Dra. Tamara Andreia, a procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás, Dra. Villis Marra Gomes e a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Carol Araújo.
Na abertura, o vereador Tales de Castro agradeceu o apoio de instituições e entidades, em especial da Federação de Mulheres de Goiás, e ressaltou que a iniciativa integra as bandeiras de seu mandato. Segundo ele, o debate é fundamental diante da realidade brasileira de violência contra mulheres e da necessidade de ampliar a representação feminina nos espaços de decisão.
Ao longo do evento, as participantes destacaram a importância da união de esforços para fortalecer a rede de proteção e ampliar políticas de gênero. A secretária Nádia Garcia abordou o protagonismo das jovens mulheres na política e no enfrentamento à violência. A delegada Amanda Alvarenga ressaltou os desafios de acesso das vítimas à rede de apoio e defendeu políticas específicas voltadas a mulheres negras e jovens. Já a secretária Carol Araújo destacou o atendimento nos CRAS e CREAS e a necessidade de fortalecer a articulação intersetorial.
A vereadora Camila Rosa ressaltou o trabalho da Procuradoria da Mulher da Câmara e as parcerias com o Governo Estadual e a Secretaria de Educação para promover conscientização nas escolas. A procuradora de Justiça Villis Marra enfatizou que o país enfrenta uma “epidemia de violência contra a mulher” e defendeu maior engajamento masculino no enfrentamento ao problema. Já a advogada Valentina Jungmann chamou atenção para a violência política de gênero e relembrou sua experiência como primeira mulher candidata à presidência da OAB-GO, além de destacar que a Lei Maria da Penha abrange diferentes formas de violência, como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Entre os pontos debatidos, estiveram a necessidade de criação de casas de apoio, o fortalecimento da rede de acolhimento, a fiscalização das unidades existentes, a luta contra a desigualdade salarial e a ampliação da participação feminina na política. Lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil também destacaram a importância da educação como ferramenta de prevenção e a atenção a pautas específicas, como a violência contra mulheres indígenas.
Em suas considerações finais, o vereador Tales de Castro agradeceu a participação de todos e, em nome do Legislativo Aparecidense, se comprometeu a apoiar e propor políticas públicas que assegurem proteção, dignidade e igualdade para todas as mulheres.
Diretora de Comunicação – Thais Vaz / Assessor de Comunicação – Paulo Cavalcanti / Fotógrafo – Marcelo Silva