As comissões de Comunicação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados cancelaram a audiência pública conjunta que estava marcada para esta quarta-feira, 27 de agosto de 2025, com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira. A nova data para o debate ainda não foi definida. A audiência foi solicitada pelos deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Gustavo Gayer (PL-GO) e Junio Amaral (PL-MG), que buscavam esclarecimentos sobre os critérios e objetivos da política de comunicação do governo federal.
Os parlamentares levantaram questões sobre os gastos com impulsionamento de postagens em redes sociais e propuseram discutir a transparência nos investimentos em publicidade institucional. Além disso, questionaram se a comunicação governamental está sendo utilizada de maneira eficaz para atender ao interesse público, ao invés de apenas fortalecer a imagem política do governo. Van Hattem também indagou se o governo tem implementado medidas educativas voltadas à população, especialmente para idosos e pessoas vulneráveis, a fim de prevenir crimes como estelionato e fraudes, que têm aumentado alarmantemente nos últimos anos.
A suspensão da audiência gera preocupações sobre a falta de diálogo entre o governo e o Legislativo em temas cruciais para a transparência e a responsabilidade na comunicação pública. A ausência de uma nova data para o debate pode atrasar a discussão sobre como a comunicação governamental pode ser aprimorada para melhor servir à sociedade, especialmente em tempos em que a desinformação é uma preocupação crescente.