A Caixa Econômica Federal começa hoje, 18 de agosto, a pagar a parcela do Bolsa Família para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Neste mês, cerca de 19,2 milhões de famílias receberão o benefício, que será unificado em cinco estados em situação de emergência: Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima e Sergipe. O valor mínimo do benefício é de R$ 600, além de adicionais para mães de bebês, gestantes e crianças até 18 anos.
O pagamento do Bolsa Família ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês, e os beneficiários podem consultar informações sobre datas e valores pelo aplicativo Caixa Tem. Em agosto, cerca de 3 milhões de famílias estão sob a regra de proteção, que permite que recebam 50% do benefício por até um ano caso consigam emprego e aumentem a renda. A Lei 14.601/2023 também eliminou o desconto do Seguro Defeso para os beneficiários.
Além do Bolsa Família, o Auxílio Gás será pago hoje às famílias cadastradas no CadÚnico com NIS final 1, mantendo o valor de R$ 108. Este programa beneficia 5,1 milhões de famílias e foi mantido em 100% do preço médio do botijão de gás. A prioridade na concessão do Auxílio Gás é dada a mulheres responsáveis pela família e vítimas de violência doméstica.