O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta quinta-feira (31) que está em contato direto com o governo dos Estados Unidos para mitigar os impactos do aumento de tarifas imposto pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros. A iniciativa visa a exclusão de novos itens da lista tarifária, proporcionando condições mais favoráveis aos empresários goianos, especialmente após a recente exclusão de mais de 600 produtos da tarifa de 50% anunciada na quarta-feira (30).
Caiado destacou que, desde que tomou conhecimento da situação, tem trabalhado em conjunto com seu secretariado para apoiar as empresas mais afetadas, buscando preservar a sobrevivência dos negócios e a manutenção de empregos em Goiás. Em uma videoconferência com Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada Americana, o governador expressou sua insatisfação com a inclusão de setores cruciais, como carnes e açúcar, na tarifação.
O governador informou que Escobar acolheu a solicitação do governo goiano e se comprometeu a colaborar com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, para reduzir os impactos das tarifas. Enquanto as negociações prosseguem, o Governo de Goiás anunciou medidas de apoio, incluindo a criação do Fundo Creditório, que destinará R$ 628 milhões em créditos de ICMS para os 18 segmentos da economia goiana mais exportadores para os EUA. Além disso, o estado poderá utilizar o Fundo de Equalização para o Empreendedor e o Fundo de Estabilização Econômica para amenizar os efeitos das tarifas sobre os produtos goianos.