Cabeleireira de Tatuí cria bonés com cabelos doados após vencer câncer

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

Cilene Inoki, uma cabeleireira de Tatuí, São Paulo, criou bonés personalizados utilizando cabelos doados, após vencer sua batalha contra o câncer de mama. Diagnosticada em outubro de 2024, Cilene enfrentou o tratamento sem interromper seu trabalho no salão, onde atendeu clientes mesmo durante as sessões de quimioterapia. A ideia de confeccionar os bonés surgiu como uma forma de acolher outras mulheres que passam por momentos desafiadores semelhantes.

Com mais de 20 anos de experiência na profissão, Cilene sempre participou de campanhas de conscientização sobre o câncer, mas a ironia do destino fez com que ela se tornasse uma paciente. Durante seu tratamento, que incluiu quimioterapia e cirurgia, ela não se acostumou a usar perucas ou lenços e, com a ajuda da irmã, começou a produzir os bonés com cabelos doados. Até agora, já foram confeccionados 12 bonés, que são doados a mulheres em tratamento.

A iniciativa de Cilene não apenas proporciona conforto às mulheres que enfrentam a perda dos cabelos devido ao tratamento, mas também ressignifica a doação de cabelo, que ela já realizava antes. Com o apoio de uma empresária local, os bonés têm sido bem recebidos e ajudam a criar uma rede de solidariedade entre as pacientes. Cilene continua a trabalhar e a inspirar outras mulheres com sua história de superação e empatia.

Compartilhe esta notícia