A BYD anunciou a nova versão Track Edition de seu supercarro elétrico Yangwang U9, que promete atingir impressionantes 3.019 cv, segundo informações do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. Essa potência é alcançada por meio de quatro motores elétricos independentes, um em cada roda, superando modelos consagrados como o Lotus Evija e o Rimac Nevera. Contudo, especialistas, incluindo Mate Rimac, CEO da Bugatti-Rimac, levantam dúvidas sobre a capacidade da bateria LFP do veículo em sustentar tal potência máxima.
Embora detalhes sobre a bateria do Track Edition não tenham sido divulgados, a versão atualmente comercializada utiliza uma bateria de 80 kWh, que oferece até 450 km de autonomia no ciclo chinês CLTC e suporta carga ultrarrápida de 500 kW. O modelo também apresenta um design focado em desempenho em pista, com elementos aerodinâmicos e rodas de 20 polegadas. A velocidade máxima anunciada é de 350 km/h, inferior ao recorde anterior do U9, que alcançou 391,94 km/h.
O Yangwang U9 Track Edition se destaca como o elétrico mais potente homologado na China e, se os números forem confirmados, será o primeiro carro de produção em série a ultrapassar a marca dos 3.000 cv. No entanto, a falta de uma data de lançamento oficial deixa em aberto as expectativas do mercado e dos entusiastas por supercarros elétricos.